Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 5 dias
Transcrição
00:00Tem horas que menos é mais. No caso, uma nova tecnologia é capaz de eliminar o que não é importante ou indesejável no que estamos vendo na tela.
00:13Vamos conhecer agora a realidade diminuída. Vamos lá!
00:21A realidade aumentada já é parte do nosso cotidiano.
00:25Ela insere objetos digitais no mundo real, transformando o que vemos através de nossas telas.
00:32Agora, um mecanismo de realidade diminuída foi criado por pesquisadores da Áustria e do Japão capaz de remover elementos indesejados de transmissões ao vivo.
00:43Publicado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, o estudo atua como um Photoshop em tempo real para ambientes 3D,
00:52para edições sem atraso, mesmo enquanto a câmera está em movimento.
00:58Até agora, tentativas de realidade diminuída eram lentas, exigiam muito poder computacional e muitas vezes geravam resultados imprecisos.
01:07Mas a equipe desenvolveu uma técnica chamada Impaint Fusion, que utiliza a pintura 2D como ponto de partida para, em seguida, remover objetos da cena tridimensional.
01:19Então, ela preenche os espaços vazios com pixels capturados do entorno.
01:24O truque está em combinar informações de cor e profundidade para garantir que o resultado pareça natural, mesmo quando a câmera muda de ângulo.
01:32Além disso, a técnica trabalha com imagens multicamadas, o que melhora a percepção de distância e torna tudo ainda mais realista.
01:41As possibilidades vão muito além de editar vídeos de férias para remover turistas indesejados.
01:48Na medicina, por exemplo, a realidade diminuída pode limpar distrações de gravações cirúrgicas, criando material de aprendizado focado e claro para os estudantes.
01:58Já na área de veículos autônomos, ela pode simular falhas em conjuntos de dados de treinamento, ajudando carros inteligentes a aprender a lidar com cenários adversos.
02:09O desafio agora é desenvolver ferramentas acessíveis para que essa tecnologia chegue a um público maior.
02:16O próximo passo é simplificar a criação de modelos 3D a partir de poucas imagens, tornando a realidade diminuída ainda mais prática e mais rápida.
02:28O próximo passo é simplificado.

Recomendado