Categoria
🤖
TecnologiaTranscrição
00:00Magma, meteoros e continentes. A receita para a formação do nosso planeta é estudada a fundo pelos cientistas e cada descoberta é uma pista para conhecer detalhes de outros mundos pelo cosmos, como nós veremos agora na reportagem.
00:21A mais de 4 bilhões de anos, a Terra era um planeta incandescente, coberto por um oceano de magma, sem continentes, nem vida. Com isso em mente, os cientistas tentam entender o início da formação geológica, aprofundando os detalhes sobre a história do nosso planeta.
00:40Agora, um novo estudo publicado na revista Nature revela algo surpreendente. A primeira crosta terrestre já tinha características químicas muito parecidas com as dos continentes atuais.
00:52Essa descoberta foi feita em um estudo internacional liderado pelo professor Simon Turner, geoquímico da Universidade Macquarie, na Austrália.
00:59Até agora, acreditava-se que as placas tectônicas eram responsáveis pela composição única das rochas continentais.
01:07Mas os pesquisadores provaram que essa assinatura química já existia no início da história do nosso planeta, antes mesmo das placas começarem a se movimentar.
01:17Usando modelos matemáticos, os cientistas simularam as condições primitivas da Terra, quando o núcleo estava se formando e o planeta era envolvido por magma.
01:25Descobriram que o nióbio, um elemento químico pouco abundante nas rochas continentais, era naturalmente atraído para o núcleo metálico da Terra.
01:34Esse processo explica por que a assinatura química das rochas antigas é tão parecida com a de hoje, sem precisar da ação das placas tectônicas.
01:42Os primeiros pedaços da crosta terrestre foram fragmentados e remodelados por impactos de meteoros e movimentos lentos de magma.
01:50Algumas áreas engrossaram, formando os primórdios dos continentes.
01:53Com o tempo, esses processos deram origem às placas tectônicas, que só ganharam ritmo contínuo após uma fase de intensos bombardeios cósmicos, cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.
02:06Segundo o professor Turner, isso muda completamente nossa compreensão sobre os primórdios geológicos da Terra.
02:11E mais, a descoberta abre novas possibilidades para entender como outros planetas rochosos no Universo podem formar continentes e a possibilidade de vida pelo cosmos.
02:23E aí
02:26E aí
02:27E aí
02:27Obrigado.