Uma gravação da notícia do voo de Laika e o som de seu coração, gravado em órbita.
  • há 11 anos
Tradução:Estamos todos surpresos em saber que o Sputnik número 2 levou o primeiro ser vivo para o espaço exterior. Como passageira, numa câmara especial colocada dentro do satélite, estava Laika, uma cadela de pelo ondulado que foi especialmente treinada para este vôo.
Naturalmente os cientistas russos queriam aprender o máximo possível sobre o que acontece com Laika lá em cima, no satélite. A câmara estava equipada com comida e o oxigênio necessários para manter Laika viva. Mas eles também queriam saber o que acontece com a circulação, por exemplo. Então eles colocaram um pequeno microfone especial perto do coração de Laika e ligaram o microfone a um amplificador, que foi então conectado a um dos transmissores localizados no satélite.
Em 6 de novembro, depois que Laika estava lá em cima por três dias, tudo parecia correr bem e as batidas do coração soavam assim:
E no dia seguinte, soava assim:
Perfeitamente calma e aparentemente em repouso. Uma noite, quando procurávamos pelo sinal do Sputnik 2, algo surpreendente aconteceu. Lá, bem na freqüência do satélite, estava um sinal fraco, enviado de algum local distante...
...em código morse... e quando nos o traduzimos, encontramos que ele estava dizendo "au au". Descobriu-se mais tarde que alguém no pacífico sul estava exercitando o seu senso de humor!
Fonte: Spacenews.geoman.net - França.
Recomendado