Avanços contra o Estado Islâmico em Deir al-Zor

  • há 7 anos
As Forças Democráticas Sírias, apoiadas pelos Estados Unidos, lançaram, este sábado, uma ofensiva contra o autodenominado Estado Islâmico no leste do país. O Exército sírio avança na mesma latitude, ainda que de forma separada, aumentando assim, ainda mais, a pressão sobre o grupo jihadista, a perder gradualmente terreno.

Na jornada deste sábado, o Exército sírio rompeu o cerco do Daesh a uma zona no sul de Deir al-Zor, um dos últimos bastiões do grupo. Os militares acabaram por alcançar uma base aérea, sitiada durante anos pelos jihadistas. Conseguiram ainda entrar nos bairros de Harabesh e Tahtud da cidade que é capital da província com o mesmo nome.

Por outro lado, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, as Forças Democráticas Sírias investiram contra o grupo no noroeste de Deir al-Zor, conquistando colinas e uma vila.

O Estado Islâmico ainda ocupa áreas abundantes em petróleo perto da fronteira com o Iraque. Uma zona estratégica na correlação de forças, quando o grupo for derrotado.

Recomendado