CBF faz balanço do curso de renovação da Arbitragem 2017

  • há 6 anos
Jovens concluem projeto de renovação da arbitragem
Na última quinta-feira (10), foi concluída mais uma edição do Projeto de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB). Com 20 jovens árbitros e assistentes, a terceira turma participou de aulas práticas e teóricas durante dez dias em Águas de Lindóia (SP).

– É um programa de renovação da arbitragem brasileira, que faz com que a gente coloque para eles o que queremos da arbitragem moderna, do árbitro moderno, porque são jovens que estarão recebendo esses ensinamentos. E são esses ensinamentos que serão passados para seus Estados e Federações. Então é um programa que tem dupla finalidade: de descobrir novos valores e de transmitir novas orientações que existem na arbitragem moderna para esses jovens alunos – afirmou Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Os 20 árbitros e assistentes foram indicados pelas Comissões de Arbitragem das seguintes federações: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins. O assistente Luanderson dos Santos, da Bahia, falou sobre o período vivenciado no curso.

– Só fui acreditar que estava no PRAB realmente quando cheguei aqui e desci para o campo, aí a ficha caiu. É algo de outro mundo. Particularmente, eu nunca tinha vivenciado algo com esse suporte que tivemos aqui, com instrutores FIFA, que dão aula diariamente, informando sobre posicionamento, diagonal, sinalização com a bandeira, postura que é de extrema importância. E os instrutores trabalharam de forma extensiva para justamente isso, evitar equívocos e erros na partida – avaliou o assistente.

Para o chefe do Departamento de Arbitragem, Sérgio Corrêa, a iniciativa da CBF reflete bem o momento de atualização da arbitragem brasileira.

– Quando éramos jovens árbitros, há 30 anos, nós não tínhamos essas oportunidades. E agora, com esses Estados sendo abraçados pela CBF, no sentido de dar a esses jovens a oportunidade de vislumbrar um progresso na carreira é de muita satisfação e esperança – disse Sérgio.

Com o objetivo de seguir incentivando talentos promissores da arbitragem nacional, a quarta turma do Projeto de Renovação de Arbitragem Brasileira (PRAB) começará na próxima terça-feira (15). Mais 20 jovens árbitros e assistentes participarão de palestras, orientações, análise de vídeos, trabalhos em equipe e testes físicos e práticos no Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP).

Para ler mais notícias da Confederação Brasileira de Futebol acesse http://www.cbf.com.br

Recomendado