Hamas e Fatah relançam governo de unidade em Gaza

  • há 10 anos
O movimento islamita Hamas e o partido palestiniano Fatah do presidente Mahmud Abbas, anunciaram na quinta-feira ter chegado a acordo, no Cairo, para o regresso a um governo de unidade na Faixa de Gaza.

A informação foi confirmada pelo chefe da delegação do Fatah no Cairo.
“O Fatah e o Hamas chegaram a acordo para apoiar os esforços políticos da autoridade palestiniana, que tem a cumprir um longo calendário”, anunciou Azzam Al-Ahmad.

Para Moussa Abou Marzouk, alto responsável do Hamas, “O acordo a que chegámos vai tornar mais fácil o trabalho da conferência dos dadores para a reconstrução de Gaza, permitindo aos dadores que se sintam seguros quanto à aplicação do dinheiro e controlando com as Nações Unidas a totalidade do processo de reconstrução”.

Apesar deste acordo, a questão por resolver continua a ser o mecanismo e a agenda de implementação, já que os maiores desafios são a segurança, em especial o controlo de fronteiras e as armas na Faixa de Gaza.

O acordo conseguido no Cairo é um passo fundamental na véspera da conferência dos dadores para a reconstrução da Faixa de Gaza, que vai realizar-se no Cairo, no dia 12 de outubro.

A reconstrução, que custará cerca de seis mil milhões de euros, deverá demorar cinco anos, dependendo também do levantamento por Israel do bloqueio sobre o enclave palestiniano.

Recomendado